domingo, 9 de março de 2008

ROMULO FRÓES, Calado

ROMULO FRÓES, "CALADO" (2004)



Foi o sambista paulistano Romulo Fróes que me apresentou o samba - na verdade só descobri muito mais tarde que samba é uma base rítmica alegre somada a letras muito tristes, como já ensinou Noel Rosa… Calado é o primeiro disco cheio de Fróes, assistente e parceiro profissional do artista plástico Nuno Ramos, com quem também compõe. São quinze canções minimalistas (voz, violão e percussão, basicamente), entre composições próprias, parcerias e releituras de Ataulfo Alves e outros sambistas de peso.

Profundmente melancólico e solitário, Calado coloca lado-a-lado a cuíca com a atmosfera triste de bandas como Low e Múm. Sempre me pergunto qual faixa é mais tocante: “Dentro do Peito” (dentro do peito / dentro dos olhos da cara / do lado esquerdo ao direito /meu corpo se atrapalha /é tua voz que eu ouço agora /é tua mão que bate à porta /veio me ver pela última vez) ou a releitura de “Com Fita Amarela”, do próprio Noel Rosa, que aqui aparece junto com “Cadência do Samba”, numa versão anti-salão-de-baile, um contraponto à original.

A dor deste disco mexeu tanto comigo que tenho até a gravação de uma apresentação de Fróes em Porto Alegre, em junho de 2004, numa pequena sala para não mais de vinte pessoas, no Santander Cultural. (Vou postar esse bootleg já, já.) Na ocasião, Fróes apresentou o disco utilizando exclusivamente voz e violão, e cantou algumas faixas acompanhado de uma amiga que tem uma voz belíssima, o que me fez voltar a Calado. Anos depois, quando terminei um casamento, meu primeiro conselheiro foi, novamente, Calado… um disco pertencente ao silêncio.

Download

Estilo: samba / sadcore

Um comentário:

Simone Moura disse...

Caro G.H. poste logo esse bootleg, pois eu quero muito. ;)
La Moura.