terça-feira, 11 de março de 2008

ARTIFICIAL, Free U.S.A.

ARTIFICIAL, FREE U.S.A. (2005)



Imaginem um Game Boy acoplado a um cartucho que torna o videogame portátil um sintetizador rudimentar, pronto para receber programações e criar música. Agora, imaginem o top produtor de música brasileira Alexandre Kassin comandando o Game Boy. O resultado dessa curiosa síntese se chama Artificial, projeto de música eletrônica experimental de Kassin em parceria com seu escudeiro Berna Ceppas - o grupo se apresentou no último Nokia Trends, em novembro de 2007, anos depois de ter tocado no Sónar espanhol.

O Artificial surgiu de modo prosaico. Em viagem ao Japão para acompanhar o nascimento de sua filha, o único instrumento que o produtor carioca tinha nas mãos era o seu fiel Game Boy. Inicialmente uma idéia dedicada ao puro barulho, Kassin mudou o eixo do terrorismo sonoro ao optar por um caminho pop, dançante e debochado, que resultou em Free U.S.A. (2005), o disco de estréia.

Cantado em inglês tosco, tem versos precários tipo "I feel like making love" e até mesmo uma conversa telefônica com Prince (falsa, claro), na faixa "Orange". O Artificial tem base na estética da música 8-bit, a mesma que o Crystal Castles tem se aproveitado para bombar seu myspace, atualmente: composições que se utilizam da estética dos primórdios dos games eletrônicos, como Pong. O bacana é que Kassin e Ceppas tornam esse espírito proto-digital mais rico ao se apropriarem de elementos do electro, do synth pop e da idm, além de muita, muita ironia. Soa artificial, "do Paraguai", e isso é um elogio.

Kassin
Aos 32 anos, Alexandre Kassin é um multi-homem da música brasileira. Já colaborou em projetos de Los Hermanos, Lenine, Caetano Veloso, Marisa Monte, Fernanda Abreu, Bebel Gilberto, Adriana Calcanhoto, Orquestra Imperial e Jards Macalé. Também faz remixes e é músico: junto com Moreno Veloso e Domenico Lancelotti, mantém o projeto + 2, com quem já lançou os álbuns "Máquina de Escrever Música, "Sincerely Hot" e "Futurismo". Ao lado do também produtor Berna Ceppas comanda o estúdio Monoaural, que produz discos e trilhas para cinema, televisão e publicidade.

Download

Estilo: 8-bit / idm

Nenhum comentário: