terça-feira, 29 de abril de 2008

SEPULTURA, Arise

SEPULTURA, ARISE (1991)



Durante muitos anos eu fui metaleiro, de usar só roupa preta e ouvir bandas de guitarras velozes e vocais guturais. Tinha nove anos a primeira vez que ouvi Sepultura e, óbvio, não entendi nada. Mas me marcou de alguma forma muito forte. Anos mais tarde, voltei a escutar e nunca mais parei. Minha memória não registra banda brasileira que tenha sido tão inventiva e competente quanto o Sepultura em sua fase áurea (do Beneath The Remains (1989) ao Roots (1996)). Enfim, minha memória não registra banda brasileira que eu goste mais do que o ex-grupo dos irmãos Cavalera - já vi seis shows. Acho que o único grupo que chega remotamente perto do Sepultura são os Mutantes.

O Arise é meu disco de cabeceira deles, porque as faixas mostram a banda saindo da pura tosqueira adolescente e sabendo a direção que ia seguir nos discos seguintes: alguma batucada e menos desespero/velocidade no instrumental. Esse trabalho foi tipo a primeira experiência do que viria a ser o incrível Roots. Não bastasse, Megadeth, Slayer e Anthrax, a nata do trash metal, começaram a pagar pau pros mineiros a partir desse trabalho, que foi também um dos responsáveis pelo estouro da banda no cenário internacional - e por fazer veículos gringos de música prestarem atenção no metal brasileiro.

Arise é um disco fundamental na sonoridade e no que representou pra época: o começo da verdadeira internacionalização de grupos brasileiros de rock. Como eu disse, só chega perto de Mutantes. Pra bater cabelo com classe.

Download

Estilo: trash metal / speed metal

2 comentários:

Unknown disse...

Sepultura é muito foda,principalmente a fase do Beneath the remains ate Roots!!!

melhor banda do Brasil,Orgulho Nacional !!!

Unknown disse...

FODÁSTICO!