
A história é conhecida. No final dos anos 80 e início dos 90, enquanto o acid house invadia a mídia e muitos clubes da Inglaterra, um grupo de bandas também inglesas começou a produzir música com basicamente três elementos: paredes de guitarras distorcidas, vocais etéreos (muitas vezes femininos) e clima viajandão. Reza a lenda que alguns desses grupos se apresentavam olhando para o chão, porque eram tantos pedais com efeitos de guitarras que os guitarristas deveriam se coordenar para apertar cada um no momento certo da canção - daí o nome que definiu o estilo, shoegaze.
Feedback to the Future saiu em 2004 e reúne alguns hits absolutos, como "Rave Down", do Swervedriver, e "Deluxe", do Lush, com faixas menos tocadas de bandas igualmente importantes pra cena, tipo Pale Saints, Adorable e Blind Mr. Jones. Destaque para a arte da caixinha do cd, toda em rosa e branco, ilustrada com imagens abstratas. Ah!, a caixinha é em formato de livro, e as páginas contém um longo texto sobre as origens, as bandas e os desdobramentos do shoegaze, ilustrado por fotos. Obrigatório.
PS: a coletânea é corajosa e nada óbvia ao não colocar os maiores nomes do shoegaze de todos os tempos, My Bloody Valentine e Jesus and Mary Chain. Porque, vamos convir, isso todo mundo já tem. :)
Download
Estilo: shoegaze / dream pop
2 comentários:
Shame on me. Eu não tinha esse.
muito bom !
viva o shoegazing !
e os Ride !
Postar um comentário