sábado, 31 de janeiro de 2009

ANTONIO CARLOS JOBIM, Urubu

ANTONIO CARLOS JOBIM, URUBU (1976)



Ano passado, ao ver o filme Corpo, achei curiosa uma cena em que dois personagens discutem a letra de "Lígia", do Tom Jobim. Na ocasião, não conhecia quase nada do trabalho dele. Baixei, então, esse Urubu. Qual não foi minha surpresa. "Lígia" é a segunda e melhor faixa disco: você consegue visualizar o Rio de Janeiro, e, na letra, o narrador conta que fez um samba a partir da história de amor dele com a Lígia, que deu errado. Sensacional, não?

O que eu também não sabia é que Tom Jobim é sofisticadíssimo: tem orquestras e um espírito grandioso que foge à (complexa) simplicidade de elementos da bossa nova (voz e violão). Ele mistura easy listening, jazz, música clássica e mpb. Gênio. Artistas díspares que eu gosto muito, como Vincent Gallo e Romulo Fróes, passaram a fazer mais sentido depois de ouvir Urubu.

Este álbum não saiu do repeat na minha última viagem pro Rio. Você se afeiçoa por Copacabana, Ipanema e todos aqueles morros.

Download

Estilo: sophisticated bossa nova / jazz

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

PJ HARVEY, Uh Huh Her

PJ HARVEY, UH HUH HER (2004)



I saved your voice from the telephone
I play it back on the message machine
It really sounds like you're having fun
I'm going out into the midday sun

Come night, I'm gonna step outside
Take a walk, I'm gonna clear my mind
The radio, still playing our song
You got me jumping like a cat on the wall


Download

Estilo: rock / delicate rock

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

MY BLOODY VALENTINE, Loveless (remastered by Kevin Shields)

MY BLOODY VALENTINE, LOVELESS (2009 - remastered)



O álbum que dividiu minha vida em antes e depois, e o que mais ouvi, sai em versão remasterizada pelo próprio Kevin Shields. O cd 1 é remasterizado a partir do original, lançado em 1991, e o 2 tem como fonte as tapes analógicas. Ambos têm as mesmas músicas, não há bônus ou lados B. As diferenças pro disco de 91 são sutis, mas marcantes: o som das faixas está mais encorpado e mais nítido. Coloque seu melhor fone de ouvido e sinta-se abraçado por "Sometimes" e "Soon".

Disco 1 - versão original remasterizada
Download parte 1
Download parte 2

Disco 2 - remasterizado das tapes analógicas
Download parte 1
Download parte 2

Estilo: shoegaze / noise pop

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

LORREN CONNORS & JIM O'ROURKE, Two Nice Catholic Boys

LORREN CONNORS & JIM O'ROURKE, TWO NICE CATHOLIC BOYS (2009)



Nos primeiros segundos de audição deste disco já sabia que faria o upload. São três faixas só de improvisação com guitarras, gravadas ao vivo, somando quase uma hora. Então tem momentos sublimes, como os primeiros minutos de "Maybe Paris"; uma faixa beeeem difícil ("Or Possibly Koln"); e uma na linha feedback/Sonic Youth ("Most Definitely Not Koln"), todas alternando momentos de distorção com dedilhados. Perfeito para ouvir de madrugada. E essa capa de espírito lo-fi/Seattle dá todo um charme.

Download parte 1
Download parte 2

Estilo: improv rock / experimental

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

MOOSE, Sonny and Sam

MOOSE, SONNY AND SAM (1991)



Shoegaze ingênuo, ou shoegaze para quem não gosta de shoegaze: guitarras levemente distorcidas, vocais ao pé do ouvido e um pouco de desolação. Sonny and Sam reúne os três eps dessa banda menos bem-sucedida comercialmente, mas de não menor qualidade musical da cena que balançou a Inglaterra no início dos anos 90. Bom divertimento. ;)

Download

Estilo: shoegaze / dream pop

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

DFA 1979, You're a Woman, I'm a Machine

DEATH FROM ABOVE 1979, YOU'RE A WOMAN, I'M A MACHINE (2004)



É impressão minha ou esse disco ficou mais no underground do que deveria? Se dependesse de mim, ele teria sido sido copiado à exaustão, vendido nos camelôs da esquina. No meio do caminho entre o mainstream e o cult, a porradaria de You're a Woman, I'm a Machine influenciou o Cansei de Ser Sexy ("Let's Make Love and Listen to Death From Above") e o 8-bit do Crystal Castles.

Ora, o que temos aqui é um rock rápido, virulento e com clima de pista de dança enfurecida. A gente até tocava "Romantic Rights" em 2005 pra galera dançar, mas ouvindo novamente, hoje, parece tão improvável, justamente porque é cru e agressivo, não tem aquele polimento "chique" que você habitualmente ouve em bandas de rock para pista. Pra completar, a ironia das letras não deixa por menos, a começar pelo nome do disco: Você é uma Mulher, Eu Sou uma Máquina. Sacou?

Download

Estilo: rock / party rock

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

RICARDO VILLALOBOS, Alcachofa

RICARDO VILLALOBOS, ALCACHOFA (2003)



O maior e melhor dj/produtor de techno/minimal. Não faltam superlativos pra falar do chileno Ricardo Villalobos - e quem já teve a oportunidade de ver um dj set dele confirma que, sim, aquelas cinco horas em que ele está nas pick ups são muito, muito superiores a quase tudo que se vê/ouve nos bons clubes de eletrônica. É um som dançante e conceitual, a um só tempo; é divertido e muito, muito sofisticado. Não à toa Villalobos é a cara da música eletrônica da Alemanha. Alcachofa foi meu primeiro contato mais sério com a música dele. Certeza que você já dançou "Easy Lee" por aí; certeza que você vai gostar do vocal meio aborígene de "Bahaha Hahi". Um disco impecável, da primeira à última faixa.

Download parte 1
Download parte 2

Estilo: microhouse / minimal techno

PS: se acostumem, porque os álbuns de eletrônica geralmente tem mais de 100mb. Músicas longas.

NICK DRAKE, Pink Moon

NICK DRAKE, PINK MOON (1972)



Folk para ouvir na cidade grande. Geralmente os discos de voz-e-violão que gosto são justamente porque me remetem a um interior poeirento que aprecio somente à distância. Mas Pink Moon, o último disco do romântico Nick Drake, que morreu com 26 anos de uma overdose de antidepressivos, por alguma razão me transporta para o fim do dia e o trânsito carregado em uma metrópole, com todas as suas luzes e neons. Folk, pra mim, tem que ser clássico, e esse disco é super cultuado pela simplicidade e pungência.

Download

Estilo: folk / new romantic

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

AMUSEMENT PARKS ON FIRE, APoF

AMUSEMENT PARKS ON FIRE, APoF (2005)



Este é meu disco de shoegaze preferido dos anos 00. Alto, barulhento, entupido de distorções de guitarra - e com violinos em algumas faixas. Tem como ser melhor?

Download

Estilo: shoegaze / noise pop