terça-feira, 24 de junho de 2008

MORRISSEY, Southpaw Grammar

MORRISSEY, SOUTHPAW GRAMMAR (1995)



Quando o Morrissey tem vontade de viver e deixa o muro de lamentações, ele faz um disco vigoroso como este.

Download

Estilo: rock

domingo, 22 de junho de 2008

MY VITRIOL, Finelines

MY VITRIOL, FINELINES (2001)



Sabe quando o todo é maior que a soma das partes? É o caso, aqui. O My Vitriol é uma banda ok, e Finelines é um disco ok, que mistura rock alternativo com algum shoegaze.

Download

Estilo: alternative rock / shoegaze

THEE MORE SHALLOWS, Book of Bad Breaks

THEE MORE SHALLOWS, BOOK OF BAD BREAKS (2007)



Disco de cabeceira à primeira audição. Imagina o Sophtware Slump (2000), do Grandaddy, em uma versão turbinada. Ou talvez um Sparklehorse com vontade de viver. Thee More Shallows vai na linha instrumental guitarras + computadores que quebraram, sabe? Uma delícia. Ouçam "Proud Turkey" e saiam pogando na sala. Não sei se é post-rock, se é indie, se é low-fi com produção ou o quê. Não importa, é apenas viciante.

Download

Estilo: low-fi chic / experimental rock

terça-feira, 10 de junho de 2008

SATANIQUE SAMBA TRIO, Misantropicalia

SATANIQUE SAMBA TRIO, MISANTROPICALIA (2005)



Esse grupo é de Brasília e, antes, eles se chamavam Lusbell is a Jazz Project. Só pelo nome já valeria conferir. Quando descobri o tipo de som da banda, foi amor à primeira audição. Jazz + rock + samba + death metal (sim, isso mesmo). Sente o drama nos nomes das faixas: "Deus odeia samba rock", "Canção para atrair má sorte", "Seis temas tropicais para mestre Lúcifer" e por aí vai. Boa sorte.

Download

Estilo: experimental jazz / death-samba

domingo, 8 de junho de 2008

FOO FIGHTERS, Foo Fighters

FOO FIGHTERS, FOO FIGHTERS (1995)



Este é o primeiro disco dos Foo Fighters, e deveria ter sido o único. É rock feito com tanta emoção, com tanta vontade, que agrada tanto o carinha que só quer pular quanto o nerdzinho que quer exibir os conhecimentos musicais pra galere.

Download

Estilo: rock

quarta-feira, 4 de junho de 2008

JESUS AND MARY CHAIN, Psychocandy

JESUS AND MARY CHAIN, PSYCHOCANDY (1985)



Quase choro toda vez que ouço esse disco. Ele tem tantas guitarras, tão distorcidas e tão altas que dá vontade de levá-lo pro caixão. Reza a lenda que o Jesus and Mary Chain usou pedais de efeito estragados na gravação, e que, à época, eles faziam shows de vinte minutos, meia hora, pra causar impacto e, claro, porque ninguém suportava tanto barulho.

Mas a tacada de mestre é o fundo melódico que tem nas faixas. Não, eles não ficam só apertando pedais; os irmãos Reid tem um tom melancólico que só as bandas escocesas (viu só?, os escoceses são bons demais) têm. Psychocandy é o primeiro álbum deles, e o mais distorcido, que deu as bases pra TODAS as bandas de shoegaze que viriam em seguida. Eu disse TODAS, incluindo My Bloody Valentine.

Download


Estilo: shoegaze / noise pop

terça-feira, 3 de junho de 2008

COCTEAU TWINS, Heaven or Las Vegas

COCTEAU TWINS, HEAVEN OR LAS VEGAS (1990)



Se Psychocandy (1985), do Jesus and Mary Chain, é a porção guitarreira do shoegaze, o Heaven or Las Vegas é a porção etérea e dreamy. Isso significa que toda e qualquer banda de shoegaze surgida a partir de 90 ouviu até furar tanto este cd quanto o do Jesus.

Tá, o Cocteau Twins já tinha explorado sua faceta de sonhos em Treasure (1984), mas o disco deste post, pra mim, é o auge do estilo da banda. Eles são escoceses, o que já conta muitos pontos; eles tem um guitarrista fenomenal, Robin Guthrie; e eles têm a voz limpa e angelical de Elisabeth Frazer. Precisa mais?

Sabe um disco perfeito? Poizé. Vou até postar o Psychocandy pra vocês entederem bem o que eu quero dizer. Se fosse uma equação, seria assim:

Psychocandy + Heaven or Las Vegas = shoegaze dos anos 90

Download

Estilo: ethereal pop / dreamy

segunda-feira, 2 de junho de 2008

FLEETING JOYS, Despondent Transponder

FLEETING JOYS, DESPONDENT TRANSPONDER (2006)



O Fleeting Joys é um My Bloody Valentine em câmera lenta. Acho indispensável.

Download

Estilo: shoegaze / dream pop